O nascimento do Clube dos Contabilistas / Próspera Clube Recreativo, se deu por iniciativa da Carbonífera Próspera, por meio de uma comissão, em uma reunião em 15 de dezembro de 1950. Tão logo se consolidou, a diretoria da Carbonífera Próspera se prontificou em construir sua sede social, que também seria usada pela empresa para reuniões festivas, recepção de visitantes e encontro de trabalho.
As instalações começaram a ser construídas às margens da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, no final da travessa que mais tarde foi chamada de Rua Cassemiro Demboski.
Com o estatuto aprovado e o Conselho Deliberativo constituído para a gestão da sociedade no biênio 1951/1952, começou-se o trabalho de conquista dos sócios. Já em 27 de novembro de 1952, a primeira diretoria foi eleita para dirigir o clube até abril de 1953, tendo como presidentes de Honra: Tullio Schibuola e Heriberto Hulse e como presidente Wilmar Zózimo Peixoto.
Um grande baile de inauguração foi realizado no dia 10 de janeiro de 1953, com animação do Jazz Cruzeiro, de Tubarão.
Mais tarde foi adquirido pelo clube um terreno próximo ao Ginásio do Círculo Operário Criciumense, que depois foi trocado pelo terreno onde hoje o clube está instalado.
Em 1980, foi aprovado em assembleia o novo estatuto, sendo devidamente registrado. Anos depois, o clube se abre para outros associados da comunidade.
Em 1989, já com as obras em andamento, a Carbonífera Próspera, depois CSN, solicitou a devolução da antiga sede, deixando a diretoria sem lugar para realizar suas reuniões e para guardar os móveis e documentos do clube. Mesmo assim, os trabalhos continuaram.
Em 1990, a CSN entrou em processo de privatização, e seus empregados foram demitidos em massa, incluindo a maioria dos associados. Sem emprego, os sócios não podiam mais contribuir com o clube.
Devido às dificuldades financeiras do Próspera Clube Recreativo, mais conhecido hoje como Clube dos Contabilistas, buscaram-se alternativas para aumentar o quadro de associados. Foi concretizada a parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Criciúma e Região, por meio de convênio assinado no dia 1º de agosto de 1996.
A sede estava em construção, mas já contava com 200 associados, sendo 90% composto por contadores. Apesar das dificuldades, os associados colaboraram para que a obra fosse finalizada. A nova sede finalmente era inaugurada no dia 22 de abril de 1999.
Devido ao grande numero de contadores que se associaram ao Próspera Clube Recreativo e para evitar que se confundisse com o Esporte Clube Próspera, foi adotado o nome fantasia de Clube dos Contabilistas.
A partir daí, melhorias foram sendo feitas, como o auditório Diniz Daminelli, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas, inaugurado no dia 28 de novembro de 2003.Com essa importante obra, foram beneficiados os contabilistas, que não dispunham de um espaço próprio para seus cursos e eventos.
São 70 anos de história de um clube que marcou época. E nada mais apropriado do que rememorar e registrar sua trajetória, mesmo que em um breve livro. Nele se atravessará um tempo de lembranças inesquecíveis, relatando como tudo começou ali, em meio à Vila Operária da Próspera, bairro que nasceu a partir da mineração do carvão, mais precisamente, com a Carbonífera Próspera.
No livro estarão ainda os principais eventos e promoções realizadas pelo clube, chegando ao encerramento de um ciclo, devido ao fim da parceria que mantinha com a carbonífera, e ao início de outro, com os desafios de se construir um outro espaço e de se manter em atividade, mesmo com dificuldades, a sociedade recreativa.
Baixar o livro em PDF
Saiba mais em Agenda e Reserva
Preencha seus dados abaixo ou nos chame no WhatsApp